SINDICATO UNIÃO
NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Maria Benedita diretora do Sindicato União  esteve em reunião com a comissão consultiva mista do IAMSPE a qual foi divulgada a campanha de vacinação.
A campanha de vacinação acontece até o dia 20 de maio em todo o país. O público-alvo é formado por 49,8 milhões de pessoas, que são consideradas de risco para complicações.
  A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 80% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. Para a campanha, foram adquiridas 54 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). ”Há vacina suficiente para todos e não há necessidade de correria aos postos de vacinação”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Antonio Nardi.
Devem tomar a vacina pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação.
A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da OMS. Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.
  A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/ em 02/05/16

Programa de Relacionamento